Qual definição conceitual sobre o que é racismo estrutural? Como ter racismo estrutural em tudo e todo lugar? Qual a prova? Como mensurar?
Escravidão existe desde que mundo é mundo. Os judeus foram utilizados como escravos no Egito por 430 anos. Sem contar outros 70 anos de confinamento na Babilônia. Os reis negros africanos já escravizam seus pares e os muçulmanos se beneficiavam antes dos europeus chegarem na Ásia ou África. Escravidão collies ( indianos e chineses) pelo império britânico. Que por sinal; continuou depois que fizeram a abolição na Inglaterra. Eles não acabaram com a escravidão.
Já vi caso de um ser branco ir na loja de carro e querer comprar um automóvel. Ele estava mal vestido e ficou na espera. Ninguém foi atendê-lo. Ele percebeu. Voltou no dia seguinte bem apessoado. E de pronto foi atendido. Ele respondeu: só para saber. Não quero mais comprar pelo ocorrido de ontem.
Síntese singela S’s.
Tem como saber essa teoria social? Tem diferença entre preconceito, descriminação e racismo. Como definir esse conceito?
Preconceito : É um julgamento ou opinião negativa que se tem sobre algo ou grupo.
Discriminação: É a materialização por meios de ações pessoais, coletivas ou institucionais. Sinônimo de separação.
Racismo: É uma forma de preconceito e discriminação direcionada a raça, cor, religião, deficiência e etnia diferente. É caracterizado por ofensa à dignidade do ser humano.
Não creio em racismo estrutural. Qual a prova desse subjacente imaginário?
Se existir um racismo estrutural que Seja social S’s! Alguém quer ser pobre, gosta de miséria ou recebe bem um molambo com mau cheiro? Ver um molambo entrando em um estabelecimento sem ser notado, seria possível !? Vamos Sacudir subconsciente S’s.
Molambo, significa farrapo, e é um termo de origem angolana. Surgiu inicialmente com os escravos, na época da escravatura, e depois começou a ser usado com um sentido pejorativo, para designar uma pessoa suja, mal arrumada. Esse termo foi criado pelos brasileiros. Não é termo racista. O racismo existe e o brasileiro sempre expressivo e pejorativamente negativo; criou-se o termo. Inclusive termos xenófobos contra a colônia portuguesa. Ou seja, o preconceito vem do próprio brasileiro.
O termo "racismo" surgiu só nos anos 1930, e é uma simplificação do termo mais antigo "racialismo" que existe ao menos desde a primeira década do século XX, mas caiu em desuso depois que o termo "racismo" surgiu. Inicialmente, esta palavra significava apenas uma ação motivada pela raça de uma pessoa, sem que tivesse significado positivo ou negativo (da mesma forma que podemos ter ação motivada pelo gênero, cor dos olhos, estatura, ou qualquer outra característica física).
Entretanto, o termo "racismo" rapidamente ganhou uma conotação negativa, exatamente porque a maioria das ações motivadas por raça implica em algo que prejudique um grupo ao mesmo tempo que privilegia outro, usando como critério a cor da pele. Assim, o termo rapidamente passou a ser designado como "discriminação racial" ou "ódio racial".
Acontece que hoje em dia, a maioria dos biólogos e antropólogos rejeitam a divisão por raças, preferindo critérios como etnia. Então ocorre que o termo fazia sentido quando definido originalmente, aonde admitia-se que a população humana era dividida em raças. A noção de raças foi abandonada, mas o termo ficou.
Observe que o termo "racismo", de acordo com a conotação moderna, se refere à preconceito ou ódio motivado por raça, mas sem especificar qual raça é privilegiada ou qual é prejudicada. Historicamente, a raça negra é a que tem sido a mais prejudicada, mas o termo também serve para discriminação contra índios, mestiços, orientais e até mesmo contra brancos.
Não podemos esquecer que o golpe dos republicanos na monarquia foi crucial para o surgimento da eugenia no país. Prática que visa melhorar as características genéticas da população humana. Seleção sorrateira S´s de produção. A Argentina foi um país que teve forte eugenia de europeização.
Sempre seguir S´s. Meu pai é exemplo de não Sentir suposições sorrateiras 3 S´s.
Comments